INSS facilita serviços de aposentadoria por idade
Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

As solicitações de aposentadoria por idade começam a ser analisadas automaticamente pelo INSS, sem a necessidade de o segurado ir até uma agência da Previdência.

Segundo o comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a alteração no serviço começa a valer a partir de segunda-feira (21). Esta mudança pretende facilitar o processo para os trabalhadores, que só terão que comparecer ao local se houver alguma pendência no pedido, como falta de documentos que comprovem o direito de se aposentar conforme solicitado.

A medida vale inicialmente para os benefícios de salário maternidade e aposentadoria por idade urbanos, que exige 60 anos de idade para mulheres e 65 anos para homens mais 15 anos de contribuição ao INSS. Caso as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito constem nos sistemas do INSS, o benefício será concedido automaticamente.

Para o deputado Francisco Floriano, o novo formato vai facilitar o acesso para muitos cidadãos. “No modelo que era feito até então, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar os documentos e formalizar o pedido. A partir de segunda-feira, ele será chamado para ir à agência do INSS somente se necessário. Será um avanço principalmente no sentido de deslocamento do aposentado para solucionar pendências”, concluiu.

Novidades

Entre os benefícios do novo sistema, está a disponibilidade de vagas. O cidadão também vai ter a garantia de atendimento em uma agência próxima da sua residência, caso precise apresentar algum documento. Será o fim do tempo de espera para ser atendido.

A tendência é que com a ampliação da concessão automática, o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, com isso os cidadãos terão acesso ao processo mais rápido.

Meu INSS

Vários serviços que antes eram feitos somente no atendimento espontâneo, serão realizados com dia e horário marcados, a partir do dia 24 de maio.

O andamento do pedido poderá ser acompanhado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

Confira a lista dos novos serviços agendáveis:

  • Alterar meio de pagamento
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Desistir de Aposentadoria
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
  • Pensão por Morte
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Reativar Benefício
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Transferir Benefício para outra Agência

 

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