Políticas públicas direcionadas aos idosos são cada vez mais necessárias
Políticas públicas direcionadas aos idosos são cada vez mais necessárias

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso, um dia que serve para conscientizar sobre os cuidados e valorizar os cidadãos da terceira idade. Existem hoje cerca de 30 milhões de idosos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A parcela da população brasileira acima de 60 anos está em uma crescente, a expectativa é que em 2042 a quantidade de idosos quase dobre em comparação a de 2018.

Hoje, os cidadãos na terceira idade são cerca de 14% do total da população. Em dez anos, chegará a 38,5 milhões (17,4% do total de habitantes). Em 2042, a projeção do IBGE é de que a população brasileira atinja 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos (24,5%).

Chegar na velhice será a realidade para milhões de brasileiros. Assim como o número de habitantes na terceira idade vai aumentar, o respeito com os idosos deve seguir o mesmo caminho. Políticas públicas e métodos direcionados para a população idosa devem ser cada vez mais presentes e eficientes.

Com a melhor idade, os conhecimentos e experiências adquiridos ao longo da vida fazem valer a expressão utilizada para a fase acima de 60 anos. Porém, os cuidados com os idosos devem ser levados a sério. A saúde dos seres humanos fica mais fragilizada com o passar do tempo e na velhice a população deve ser tratada com respeito e atenção. Algumas ações já ajudam ou servem para conscientizar o tratamento especial que os idosos merecem.

Dia Nacional do Idoso é comemorado no dia 27 de setembro
Dia Nacional do Idoso é comemorado no dia 27 de setembro

Leis para Idosos

Um dos públicos defendidos pelo deputado federal Francisco Floriano são os idosos. A atenção especial feita pelo candidato à Câmara dos Deputados aos cidadãos da terceira idade serve para garantir os direitos e lutar por justiça. O Projeto de Lei 5178/2016 é um exemplo. A proposta isenta aposentados pelo INSS de tributos federais incidentes nos medicamentos vendidos sob prescrição médica.

Floriano também é autor do PL 4562/2016, que garante indenização para o idoso e faz com que a família que abandoná-lo seja responsabilizada civilmente. A batalha de Floriano para defender os idosos é constante e o parlamentar atua fortemente no Congresso Nacional para proteger os cidadãos de idade avançada.

O Projeto de Lei 5991/2016 impede que avós sejam presos caso não paguem pensão para os netos. Muitas vezes os filhos precisam de ajuda, mas Floriano é autor do projeto que impede que os avós sejam responsabilizados radicalmente pelos descuidos dos pais.

aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu