Você sabe como identificar as Fake News e evitá-las?
Como identificar as Fake News?

Quem usa redes sociais convive com as Fake News, como são conhecidas as notícias falsas. O problema tem tomado conta da internet, já que muitos compartilham informações mentirosas e nem percebem isso. Por não perceberem que estão replicando notícias falsas, algumas pessoas acabam prejudicam outras e a si mesmos, já que ficam mal vistas ao reproduzir conteúdos que não são verdadeiros. É preciso saber diferenciar a verdade da mentira. Então como identificar as Fake News?

Existem alguns passos para identificar as Fake News. Assim, é importante antes de compartilhar um conteúdo que seja verificada a veracidade dele. Se você perceber ou suspeitar que a notícia é falsa desista e reproduzir. Mas se, durante a verificação, você perceber que a informação é verídica, então você pode prosseguir com o compartilhamento.

Confira os passos para descobrir se é Fake News ou não:

• Cheque a fonte da fonte
• Evite sites sensacionalistas
• Desconfie de títulos sensacionalistas ou apelativos
• Leia a matéria completa
• Preste atenção à URL do site
• Confira outras notícias do mesmo site
• Pesquise a informação em, no mínimo, 2 sites de notícias confiáveis
• Notícias falsas costumam ter erros de português e texto com muitos adjetivos

Combate às Fake News

Está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 9533/2018, que pune quem cria ou divulga intencionalmente notícias falsas. O PL estabelece de 1 a 4 anos de reclusão para quem divulgar fatos inverídicos propositalmente.

O autor do PL 9533/2018, o deputado federal Francisco Floriano (DEM-RJ) aponta a falta de uma legislação para combater as informações mentirosas na internet: “No Brasil, as dificuldades para enfrentar as Fake News são imensas, a começar pela legislação, hoje defasada e incapaz de acompanhar a trama e a especialização dos produtores de Fake News. Daí a importância de promovermos a atualização da legislação em vigor”, explica Francisco Floriano.

aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu