Hemorio lança campanha Sangue Bom em shoppings do Rio e da Baixada
Hemorio lança campanha Sangue Bom em shoppings do Rio e da Baixada

No Brasil apenas 1,8% da população é doadora de sangue, enquanto a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que no mínimo 3% da população do país seja doadora de sangue. Com tão poucos doadores, muitas vezes falta sangue nos bancos. Para manter os estoques de sangue em quantidade adequada, o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) está levando a campanha Sangue Bom a alguns shoppings.

A ação consiste na conscientização sobre a importância da doação de sangue e será possível doar sangue nos shoppings mesmo. A campanha acontece sempre das 10h às 15h. A campanha ocorre na quinta, dia 2 de agosto, nos shoppings Nova Iguaçu, em Nova Iguaçu, Boulevard, em Vila Isabel, na capital. Na sexta, dia 3 de agosto a Campanha Sangue Bom chega ao Shopping Nova América, em Del Castilho, na capital. A vez do Madureira Shopping, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, será na segunda, dia 27 de agosto.

O Hemorio tem capacidade para receber 550 bolsas de sangue por dia. Para atender os mais de 200 hospitais de todo o Estado, no mínimo 350 pessoas por dia deveriam doar sangue. Mas isso infelizmente não acontece.

O deputado federal Francisco Floriano (DEM-RJ) explica que para que sejam realizados alguns procedimentos médicos são necessárias transfusões de sangue. “Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Por isso doar sangue é tão importante”, acrescenta o deputado que defende o Estado do Rio de Janeiro.

Doar sangue é fácil rápido, seguro e sigiloso. Para o doador de sangue não há riscos. Os componentes do sangue doado são rapidamente repostos pelo organismo. Existem alguns pré-requisitos para poder doar sangue:

  • Ter boa saúde,
  • Ter entre 16(*) e 69 anos,
  • Pesar no mínimo 50 Kg,
  • Não estar em jejum;
  • Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Estar bem descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Não consumir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Cartão de Identidade de Profissional Liberal ou Carteira Nacional de Habilitação).

*Jovens de 16 e 17 anos podem ser doadores, desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis legais.

aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu