Ministério da Saúde cria canal de informação para combater Fake News
Ministério da Saúde cria ferramenta para combater Fake News

O Ministério da Saúde lançou um serviço para auxiliar a população no combate à fake news (notícias falsas), que será feito via o aplicativo WhatsApp. O canal possibilitará que o cidadão consulte se a notícia que recebeu nas redes sociais é verdadeira ou falsa.

Para ter acesso ao novo serviço de informação, basta adicionar gratuitamente no celular o número do Ministério da Saúde – (61) 99289-4640 – e entrar em contato via WhatsApp. O projeto “Saúde Sem Fake News” é organizado pela equipe multimídia da Pasta e utilizará os profissionais da saúde nas áreas técnicas para verificar se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou não.

As notícias analisadas pela equipe vão estar disponíveis no Portal Saúde no endereço saúde.gov.br/fakenews e nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais. Contudo, é importante lembrar que o canal é exclusivo para o recebimento de notícias para validação. O serviço de combate à fake news  não deve ser utilizado como atendimento ao cidadão. As informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser direcionadas à Ouvidoria Geral do SUS, no número 136, ou as secretarias municipais e estaduais da saúde.

Pode ser lei

O Projeto de Lei 9533/2018, que pune quem cria ou divulga intencionalmente notícias falsas está em tramite na Câmara dos Deputados. O PL de autoria do deputado federal Francisco Floriano (DEM-RJ) estabelece de 1 a 4 anos de reclusão para quem divulgar fake news propositalmente.

“No Brasil, as dificuldades para enfrentar as fake news são imensas, a começar pela legislação, hoje defasada e incapaz de acompanhar a trama e a especialização dos produtores de fake news. Daí a importância de promovermos a atualização da legislação em vigor”, explica Francisco Floriano. O parlamentar alega uma falta de legislação para combater as notícias falsas espalhadas nas redes sociais.

aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu